sábado, 9 de abril de 2011

Vírus de computador

- Vírus

Vírus de computador não são organismos vivos, como os que atacam animais e plantas. Trata-se de programas feitos por programadores de má índole, que têm como objetivo principal causar danos aos dados do computador, e com segundo objetivo, propagar-se para outros computadores,tudo isso sem que o usuário perceba.
Um vírus de computador é um programa escrito com o objetivo de alterar a forma como um computador opera, sem a permisão ou conhecimento do usuário.







Para se prevenir da invasão dos vírus:
  • Adquira programas em revendedores reconhecidos pela boa rebutação. Exija embalagens invioláveis.

  • Faça uma cópia de segurança do origional. Não se esqueça de proteger a cópia de segurança também.

  • Suspeitando de anormalidades, compare o arquivo original com a cópia de trabalho. Não prossiga o trabalho se encontrar diferença em algum dos utilitários. É provável que seu sistema esteja contaminado, mas as diferenças podem ocorrer em programas que alteram seu conteúdo após a instalação.

  • Fique atento para modificações anormais nos arquivos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT no diretório-raiz do disco rígido. Como objetivo do vírus é multiplicar-se e causar danos, pode alterar estes arquivos. Novas linhas ou modificações nas já existentes são um sinal de contaminação. Mas é normal programas alterarem arquivos quando instalados corretamente, sem que isso signifique presença de vírus

  • Verifique o disco rígido, procurando arquivos oculto suspeitos.
  • Verifique a existência de textos ou mensagens suspeitas nos programas.
  • Ao testa novos programas, se alguma coisa parecer incomum, interrompa a execução imediatamente. Vá ao gerenciador de tarefas e verifique os arquivos que estão rodando, para ter mais do que uma simples suspeita

  • Para uma verificação extra, adiante a data do sistema em um ano, alterando-a para sexta-feira 13 ou 6 de março, data do vírus Michelangelo. Se algum vírus tipo bomba-relógio, o sistema mostra seus efeitos.


  • Faça backup de arquivos importantes. Se necessário, faça mais de uma cópia de segurança. É a forma mais barata e segura de proteção contra ataques, queda de energia,defeitos no disco e outros inimigos da informação.


  • Compre e instale um pacote antivírus, que rastreia a existência de vírus e impede a ação de programas inesperados. Novos vírus surgem a cada momento, po isso é importante Sempre atualizar o pacote. Recomendamos pelo menos uma vez po semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário