segunda-feira, 25 de abril de 2011

Para aqueles que ainda não sabem; O que são Redes Wireless?




Redes Wireless

A palavra wireless provém do inglês: wire (fio, cabo); less (sem); ou seja : sem fio. Wireless
 então caracteriza qualquer tipo de conexão para  transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos.
Uma rede sem fio é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Pela extrema facilidade de instalação e uso, as redes sem fio estão crescendo cada vez mais. Dentro deste modelo de comunicação, enquadram-se várias tecnologias, como Wi-Fi, InfraRed (infravermelho), Blue TooTh, Wi-Max e outras do mesmo gênero.

Seu controle remoto de televisão ou aparelho de som, seu telefone celular e uma infinidade de aparelhos trabalham com conexões  wireless. Podemos dizer, como exemplo lúdico, que durante uma conversa entre duas pessoas, temos uma conexão wireless, partindo do principio de que que sua voz não utiliza cabos para chegar até o receptor da mensagem.

Nessa categoria de redes, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem fio ou WLAN ( wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN ( Wireless Personal Area Network).

As aplicações de redes estão divididas em dois tipos: aplicações indoor e aplicações outdoor. Basicamente, se a rede necessita de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é realizada por uma aplicação outdoor ( dois prédios de uma mesma empresa, por exemplo). A comunicação dentro de cada um dos prédios é caracterizada como indoor. A comunicação entre os dois prédios é realizada por uma aplicação outdoor.


Como funcionam?

Através da utilização portadoras de rádios ou  Infravermelho , as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa frequência específica e rejeita as outras portadoras de frequências diferentes.

Num ambiente típico, o dispositivos transceptor ( transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) e conectado a uma rede local Enthernet convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhantes a um sistema de telefonia celular.


Gostou? deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário